segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Letramento: um mergulho na escrita

Muita gente que não gosta de ler foi escolarizada, exclusivamente com cartilhas e livros didáticos, sem ter sido convidada a folhear um jornal, a curtir um poema, a procurar uma informação num catálogo ou a relaxar com uma história em quadrinhos.
A escola pode contribuir de muitas maneiras para formar indíviduos não apenas alfabetizados, mas também letrados.Desde a alfabetização,apresentar uma ampla variedade de textos é favorecer um mergulho no mundo da escrita, com a exploração de mil e uma possibilidades.
A palavra letramento ainda não consta nos dicionários,mas começa a fazer parte do vocabulário dos professores.Trata-se de um conceito que tem sido divulgado na literatura pedagógica por pesquisadores como Mary Kato e Magda Soares entre outros.
Para Magda Soares, letramento é o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais da leitura e escrita; é também o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indíviduo como consequência de ter-se apropriado da escrita e de suas práticas sociais.
Para formar indivíduos letrados, não apenas alfabetizados, o repertório e as situações de leitura,tanto das crianças quanto dos jovens e adultos, precisa ser ampliado para conter diversos tipos de texto que circulam intensamente na vida social.
Nem todo mundo gosta de romances,há quem prefira revistas ou quadrinhos.Mas todo que passa oito anos na escola fundamental deveria no mínimo aprender a escrever uma carta, a ler um contrato ou procurar as informações de que necessita na vida cotidiana, seja em enciclopédias, dicionários,jornais ou bulas de remédios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário