domingo, 11 de setembro de 2011

A importância do trabalho com natureza e sociedade

Pois é galera, aí vai um conteúdo de grande importância na educação dos dias de hoje,pois estamos vivendo e convivendo com um mundo em constante mudança.

A relação da criança com os fenômenos naturais e sociais pode ser sintetizada numa única palavra: Curiosidade.
É a partir dessa vontade de conhecer que o trabalho escolar deve ser planejado.
"Muitos são os temas pelos quais as crianças se interessam:pequenos animais,bichos de jardim,dinossauros, tempestades, tubarões,castelos,festas de cidade,programas de TV,notícias da atualidades,histórias de outros tempos,etc.As vivências sociais,as histórias,os modos de vida,os lugares e o mundo natural são para as crianças parte de um todo integrado."

O conhecimento do mundo é transmitido à criança desde o seu nascimento:quando se diz o nome e se explica a função dos objetos, está implícita aí uma história acumulada socialmente;quando se leva a criança a um passeio pela rua,ela está sendo apresentada à construção social dos espaços; o toque do médico que a examina é muito diferente das carícias e brincadeiras da mãe, e esse exame já lhe dá parâmetros para começar a conhecer se próprio corpo; a alimentação diária, a comemoração do aniversário e a convivência familiar em geral são momentos ricos em transmissão cultural e de valores.A todo momento o saber lhe chega, de forma não sistematizada.`
À escola cabe propiciar a ampliação e a sistematização desses conhecimentos convidando a criança a participar de descobertas,abrindo-lhe oportunidades de desenvolver suas capacidades,orientando-a a olhar para um e outro lado,dando-lhe  oportunidade de refletir,experimentar e formular hipóteses.Esse não é,no entanto,um caminho solitário.
O ambiente escolar é um ambiente coletivo - de convivência,discussão,confronto,competição e colaboração - ,o que torna ainda mais enriquecedor o processo de construção do conhecimento,mas também envolve questões ligadas a valores: ética,honestidade,disciplina,companherismo,solidariedade,persistência e respeito.
É esse enfoque que devemos dar,utilizando os conteúdos como pretexto para discutir questões mais importantes.
Pouco sentido faz para a criança dessa faixa etária a divisão do tempo escolar em matérias (Ciências,Histórias,Geografia,Matemática,Língua Portuguesa).O conhecimento,para ela, ainda não é algo compatimentado.A curiosidade é uma só, e em poucos segundos passa da quantidade de estrelas que existem para a cor dos olhos dos gatos.Como "encaixotar" o conhecimento nessa fase?
A organização do conteúdo,nesse sentido,serve como um roteiro básico,nem sempre claramente delimitado e uma única área.É frequente, por exemplo, que um mesmo tema seja abordado em mais disciplina,sob pontos de vista diferentes,ou que dentro de uma mesma disciplina o trabalho se amplie,englobando conceitos de outras áreas.
Tem eixos que dão coerência e continuidade um deles é a preocupação em tornar presente e valorizar a heterogeneidade.Em todas as circunstâncias, consideramos a diversidade cultural,religiosa e social,as variações na composição familiar, as preferências e ideias individuais.Outro eixo:mostramos a importância de regras de convivência e estimulamos a colaboração e a construção da afetividade.
Esta proposta é calcada na formação de conceitos e valores:apresentar alternativas à sociedade de consumo, que gera constante insatisfação; valorizar os trabalhos manuais tanto quanto os intelectuais; compreender o homem como parte do meio ambiente; estimular no aluno a autonomia e a visão crpitica; permitir o acesso a produções da cultura popular pouco valorizadas pela mídia; e contribuir para a formação de um cidadão atuante.
No dia a dia da sala de aula
é importante ter sempre em mente a necessidade de contextualizar os temas tratados.Situações presentes na vida do aluno, como a vacinação, a consulta ao dentista ou ao pediatra, a compra de um brinquedo ou dificulades financeiras,podem ser temas geradores de uma atividade de reflexão em sala de aula.
O trabalho com Natureza e Sociedade, desse modo,vai muito além do aprendizado de conteúdos, embora eles estejam presentes,porque acreditamos na responsabilidade da escola na formação de cidadãos,mais do que na transmissão de conhecimentos.

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