Pois é galera, aí vai um conteúdo de grande importância na educação dos dias de hoje,pois estamos vivendo e convivendo com um mundo em constante mudança.
A relação da criança com os fenômenos naturais e sociais pode ser sintetizada numa única palavra: Curiosidade.
É a partir dessa vontade de conhecer que o trabalho escolar deve ser planejado.
"Muitos são os temas pelos quais as crianças se interessam:pequenos animais,bichos de jardim,dinossauros, tempestades, tubarões,castelos,festas de cidade,programas de TV,notícias da atualidades,histórias de outros tempos,etc.As vivências sociais,as histórias,os modos de vida,os lugares e o mundo natural são para as crianças parte de um todo integrado."
O conhecimento do mundo é transmitido à criança desde o seu nascimento:quando se diz o nome e se explica a função dos objetos, está implícita aí uma história acumulada socialmente;quando se leva a criança a um passeio pela rua,ela está sendo apresentada à construção social dos espaços; o toque do médico que a examina é muito diferente das carícias e brincadeiras da mãe, e esse exame já lhe dá parâmetros para começar a conhecer se próprio corpo; a alimentação diária, a comemoração do aniversário e a convivência familiar em geral são momentos ricos em transmissão cultural e de valores.A todo momento o saber lhe chega, de forma não sistematizada.`
À escola cabe propiciar a ampliação e a sistematização desses conhecimentos convidando a criança a participar de descobertas,abrindo-lhe oportunidades de desenvolver suas capacidades,orientando-a a olhar para um e outro lado,dando-lhe oportunidade de refletir,experimentar e formular hipóteses.Esse não é,no entanto,um caminho solitário.
O ambiente escolar é um ambiente coletivo - de convivência,discussão,confronto,competição e colaboração - ,o que torna ainda mais enriquecedor o processo de construção do conhecimento,mas também envolve questões ligadas a valores: ética,honestidade,disciplina,companherismo,solidariedade,persistência e respeito.
É esse enfoque que devemos dar,utilizando os conteúdos como pretexto para discutir questões mais importantes.
Pouco sentido faz para a criança dessa faixa etária a divisão do tempo escolar em matérias (Ciências,Histórias,Geografia,Matemática,Língua Portuguesa).O conhecimento,para ela, ainda não é algo compatimentado.A curiosidade é uma só, e em poucos segundos passa da quantidade de estrelas que existem para a cor dos olhos dos gatos.Como "encaixotar" o conhecimento nessa fase?
A organização do conteúdo,nesse sentido,serve como um roteiro básico,nem sempre claramente delimitado e uma única área.É frequente, por exemplo, que um mesmo tema seja abordado em mais disciplina,sob pontos de vista diferentes,ou que dentro de uma mesma disciplina o trabalho se amplie,englobando conceitos de outras áreas.
Tem eixos que dão coerência e continuidade um deles é a preocupação em tornar presente e valorizar a heterogeneidade.Em todas as circunstâncias, consideramos a diversidade cultural,religiosa e social,as variações na composição familiar, as preferências e ideias individuais.Outro eixo:mostramos a importância de regras de convivência e estimulamos a colaboração e a construção da afetividade.
Esta proposta é calcada na formação de conceitos e valores:apresentar alternativas à sociedade de consumo, que gera constante insatisfação; valorizar os trabalhos manuais tanto quanto os intelectuais; compreender o homem como parte do meio ambiente; estimular no aluno a autonomia e a visão crpitica; permitir o acesso a produções da cultura popular pouco valorizadas pela mídia; e contribuir para a formação de um cidadão atuante.
No dia a dia da sala de aula
é importante ter sempre em mente a necessidade de contextualizar os temas tratados.Situações presentes na vida do aluno, como a vacinação, a consulta ao dentista ou ao pediatra, a compra de um brinquedo ou dificulades financeiras,podem ser temas geradores de uma atividade de reflexão em sala de aula.
O trabalho com Natureza e Sociedade, desse modo,vai muito além do aprendizado de conteúdos, embora eles estejam presentes,porque acreditamos na responsabilidade da escola na formação de cidadãos,mais do que na transmissão de conhecimentos.
Dia do Trabalho (As profissões)
Há 5 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário