sábado, 30 de julho de 2011

Projeto: COMO A ESCOLA PODE RESGATAR VALORES.

Justificativa: A criança brasileira infelizmente não tem recebido uma atenção especial como consta no estatuto da criança e do adolescente.
A realidade é que nossas crianças estão recebendo todo tipo de informação que não condizem com a sua inocência.
A mídia televisiva coloca na frente das crianças uma programação cheia de sensualidade e violência, ensinando os maus costumes. A escola ao contrário, busca resgatar os valores cívicos, morais, espirituais e os princípios básicos de cidadania.
Certamente, cremos que o que hoje estamos semeando na vida de nossas crianças colheremos delas amanhã.



Objetivos: que a escola possa resgatar na criança certos valores como:

·        COLABORAÇÃO              – “QUER UMA MÃOZINHA”?
·        CONVIVÊNCIA                  _ “ COM LICENÇA?”
·        ATENÇÃO                           _ “ FALOU COMIGO?”
·        HONESTIDADE                  _ “NÃO FUI EU.”
·        RESPEITO                           _  “E EU COM ISSO?”
·        NUTRIÇÃO                         _ “VERDURA? NÃO!”
·        RESPONSABILIDADE      _ “ DEIXA QUE EU FAÇO!”
·        GENEROSIDADE              _  “ É MEU, NÃO EMPRESTO!”


CONTEUDOS CONCEITUAIS


·        Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas.
·        Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajuda-lo a ser uma pessoa agradável com os outros.
·        Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atento.
·        fazer com que a criança assuma responsabilidades, sem ter medo , fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto.
·        Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.
·        mostrar à criança a importância de se ter bons hábitos alimentares, convidando-a pensar sobre o que significa alimentar-se bem.
·        que a criança perceba que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela.
·        que a criança aprenda o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso.



CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:

·        Durante a leitura do livro com as crianças, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.
·        Questionar, perguntar como se sentem, provocar a empatia.
·        Dramatizar situações com a criança, pedir que as crianças contem experiências que já tiveram com o tema escolhido.
·        Pesquisar com pais, amigos, o que sentiram em certas situações.
·         Pedir que as crianças representem sentimentos e situações através de textos, e desenhos.
·        Levar a criança a refletir, ajudando-a a pensar.
·        Proporcionar jogos, colocando em prática situações propícias à reflexões.


CONTEÚDOS ATITUDINAIS


·        Que a criança colabore em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.
·        Que a criança se sinta incentivada a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos , vizinhos.
·        Que a criança saiba valorizar a alimentação percebendo a importância de uma alimentação balanceada para uma vida saudável.
·        Que a criança comece a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo que as motiva.
·        Que a criança perceba a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo.
·        Que a criança perceba que mentir pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência.
·        Que as crianças percebam que as boas-maneiras são muito importante para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.
·        Que a criança trabalhe e brinque junto com os colegas , percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.
·        Que a criança possa perceber que prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança.
·        Que possa ser um agente transmissor e multiplicador de valores , tanto com a família . quanto com os amigos.


ÁREA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO.

·        Correspondência
·        Seqüência de figuras
·        Idéia de quantidade
·        Classificação
·        Dominó ( fotocopiar as figuras dos livros)
·        Bingo de palavras ou figuras.
·        Estatísticas ( resultados da pesquisa)


ÁREA DO CONHECIMENTO LÍNGUA  PORTUGUESA: 

ORAL:

·        Utilização adequada da linguagem oral.
·        Recontar estórias.
·        Relatar experiências vividas.
·        Crachá.
·        Explicação dos temas, questionamentos.
·        Conversas .
·        Criação de estórias.
·        Dramatizações.
·        Pesquisas.



ESCRITA:

·        Elaboração de textos espontâneos.
·        Aproximação da escrita.
·        Crachás.
·        Atividades no caderno: ditados, caça – palavras, diagramas, ligar palavras, desenhos.



ÁREA DAS ARTES VISUAIS


Trabalhar as regras na prática em atividades sociais como :
·        Modelagem.
·        Recorte e colagem.
·        Jogos.
·        Brincadeiras.
·        Rotina diária.
         ·        Cartazes.

ÁREA DO MOVIMENTO


·        Jogos.
·        Danças.
·        Brincadeiras
Tudo que se possa aplicar as regras observadas, proporcionando colocar em prática os temas do projeto.


ÁREA MUSICAL.


·        Músicas que possam se adequar aos temas.

         P.S. Aceito sugestão de todas as professoras.

ÁREA DE NATUREZA


·        Mudança de hábitos.
·        Vídeos instrutivos.
·        Pesquisas .
·        Montagens de painéis. (desenhos, ou os resultados da própria pesquisa).


ÁREA DE SOCIEDADE

·        Construção de regras.
·        Fatos do dia-a-dia( jornais, rádio, tv,.)


ÁREA DE IDENTIDADE E AUTONOMIA


·        Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades,,,
·        Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos.
·        Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.


                                                                                

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cartão Dia dos Pais

Neste ano farei com meus aluninhos este cartão super original,dá uma olhadinha...

terça-feira, 26 de julho de 2011

VOLTA AS AULAS



Estes são da Jacirinha......

sucatinha
 
 
 
Olha no Gente miúda aí,são de arrasar!!!!!!
 
Olha só que idéia bacana para lembrancinha para as férias, gente! Sabe aquele monte de pedacinhos de giz de cera que sempre sobra no fim de ano? Que tal reaproveitar tudo? A idéia é reciclar e ainda criar lindas lembrancinhas...
Pra fazer é fácil: Selecione os giz de cera pelas cores ou faça mesclado. Coloque em forminhas de silicone, pão de queijo ou qualquer outra (experimente usar potinhos pequenos como os de danoninho no lugar da forma, também fica lindo!). Leve ao microondas, forno convencional ou banho maria. Quando o giz derreter, mexa bem com um palito, ou uma colher, para misturar toda a cor que acaba ficando no fundo. Leve as forminhas para o congelador por uns 20 minutos. O giz esfria e solta facinho da forminha.
Criação da Banana Craft.
 
 
Estes aqui ão do Cantinho alternativo,rsrsrs,lindos demais!
 
APOSTILA VOLTA ÀS AULASEstes são da Sheila Rocha.


Depois vou postando mais coisinhas legais,beijim.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Sorteio

Dia do Amigo

 
 
SEMPRE JUNTOS

Amigo, quanto mais melhor!

É legal ter de montão.
Mas, se você tem um só,
Não reclame disso, não.

Muitas vezes esse um

Vale mais do que um milhão
Tão forte a sua amizade
Que enche todo o coração
...
Amizade não tem preço

Já diz um bom ditado.
Ela é o endereço
De um tesouro bem guardado.

Dia dos Pais

Amo estas idéias com teclados velhos, não ficou lindo estes dois porta retratos??? Gamei no pequenininho...

De moedas, roelas e porcas, do Parentdish.
Não são lindos?

Lindo, com peças de quebra cabeça.
Mais uma idéia com roelas e porcas, da Kaboose.
Com galhinhos de madeira, pintados ou não...
Com parafusos, porcas e outras coisinhas mais...
Muito original esta idéia, com corrente de bicicleta!!! Pode?

Até a placa mãe do computador velho virou um belo porta retrato.
E não é que ficou uma beleza?
Pra terminar, duas idéias lindas do tradicional reciclado com jornal. Amei os dois!
Olha quanta variedade temos para esta data tão especial.

Criação do Mundo

Livro da criação do mundo para montar com a turma!


A idéia do livrinho da criação do mundo é interessante para quem deseja trabalhar este assunto com a turma.
Basta imprimir e recortar os círculos e em seguida, prender o local indicado, de modo que o livrinho fique assim:


Páginas do livrinho da criação:








segunda-feira, 18 de julho de 2011

A PATERNIDADE DE DEUS


A palavra de Deus é muito clara a respeito da importância da paternidade. Deus quer chamar a nossa atenção para a paternidade.
A maioria das promessas é para pais e filhos, e o reino de Deus funciona de Pai para filho. Algo tem sido perdido ao longo das gerações pela quebra deste princípio, e um dos sinais dos últimos tempos está ligado a restauração desta aliança. Ml 4:5-6, Lc 1:17.
A ordem de pai e filho é a base de todo o ministério no Velho Testamento e no Novo Testamento. A ordem do ministério de acordo com a Palavra de Deus é sempre de pai para filho, mas é uma ordem do Espírito, portanto não necessita de gerações biológicas. Os mesmos princípios aplicados à paternidade natural ou biológica são aplicados à paternidade espiritual.
Deus quer ter um relacionamento de pai com cada um de nós. Existem vários níveis de relacionamento com Deus, mas o mais sublime é o relacionamento de pai e filho. Muitas vezes transferimos o nosso relacionamento com o pai (biológico) para Deus, trazendo na bagagem: feridas, frustrações, rejeição, assim construindo uma grande barreira.
O relacionamento de Deus Pai com o Seu Filho Jesus é o nosso grande exemplo a seguir. Para que fôssemos recebidos como filhos o Pai enviou a Jesus em nosso resgate, Ele fez tudo isto por amor.   (Jo 3:16, Gl 4:4,5)
A compreensão da paternidade de Deus vai gerar uma geração de pais para os órfãos destes dias. O derramamento do Espírito tem vindo sobre a igreja para que haja a conversão do coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais.
1. Até onde estou disposto a ser filho?
2. Até onde estou disposto a ser um pai para esta geração?
                        
                                                                                                

Lembrancinhas Dia dos Pais

Mais coisinhas lindas da Net.......estes aí são da Juliana Amor em ensinar.
Dá pra fazer muitas coisinhas aproveitem....


Paternidade de Deus

"Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão não nos conhece, e Israel não nos reconhece; tu, ó SENHOR, és nosso Pai; nosso Redentor desde a antiguidade é o teu nome" Is 63.16

"Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós." Ef 4.6
Olha mais idéias aí.....

Este último amooooo muito,já fiz com minha turminha.
Jacirinha vc é demais!!!!!
Espero que todos se inspirem nestas novidades.
Vou ficando por aqui.Até mais.

Dia dos Pais

Olha só que idéias lindas da talentosa JACIRINHA




domingo, 17 de julho de 2011

Criança criativa - Sucesso na vida


Você deve estar pensando que a criatividade está relacionada com a
habilidade de desenhar e que esta habilidade não é assim tão importante como
leitura, escrita e aritmética. Certo?
Errado! Criatividade é mais do que fazer uma pequena ou grande obra de arte,
a criatividade do seu filho durante a infância será o diferencial dele
quando adulto sobre como ele conseguirá resolver problemas no trabalho,
fazendo descobertas científicas ou inventando novas tecnologias. Na verdade,
não há nenhuma área da vida onde seu filho não se beneficiaria de uma grande
imaginação e da confiança para usá-la.
Todos nós nascemos criativos - é o que nos torna humanos. O problema é que
nosso sistema educativo está suprimindo este poder criativo. Mas há muita
coisa que você como mãe pode fazer para estimular o lado criativo do seu
filho, vejamos:
Compre brinquedos interativos
   - Em vez de livros de colorir, forneça cola, tesoura sem pontas, papel
   cartolina, lápis de cera e incentive seu filho a construir algo como figuras
   recortadas de animais, casas, carros etc.
   - Em vez de bonecos que falam, incentive sua filha a criar e dar vozes às
   bonecas e bichos de pelúcia.
   - Em vez de comprar brinquedos que fazem apenas uma coisa, mostre ao seu
   filho como os blocos de madeira e legos podem tornar-se qualquer coisa com
   um pouco de imaginação.
Ensine a improvisar
Em vez de correr para a loja na próxima vez que seu filho quiser alguma
coisa, ensine-o a criar aquilo que ele precisa. Por exemplo:
   - Um cesto de roupa e uma bola de futebol poderiam tornar-se um jogo de
   basquete!
   - Vocês poderiam fazer joelheiras de plástico bolha e fita adesiva!
Em vez de correr imediatamente para a loja de brinquedos, pensem juntos e
incentive seu filho a criar soluções. Tudo bem se as idéias de vocês não
funcionarem sempre, o importante é que ao "utilizar a mente" para encontrar
meios de se construir o que se precisa, ajuda seu filho a alcançar
resiliência (capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos ou
resistir à pressão de situações adversas).
Estimule a confiança - não à conformidade.
Por exemplo, se ele quer usar uma meia azul e outra vermelha, se o pássaro
que ele desenhou tem três asas, e daí? Qual o problema? Se você quiser fazer
de seu filho um pensador original, deve louvar a sua originalidade.
Acredite, isto faz toda a diferença!
                                                                                                  

sábado, 16 de julho de 2011

Férias ...

Férias da escola e não do processo de aprender

 
Fico muito preocupada quando ouço pais suspirarem aliviados anunciando que, finalmente estão de férias e que a partir daquela data, meio ou final de ano, estão realmente de férias!

Férias de tudo, afirmam. Dias para não fazer nada. Só comer, dormir, passear, ver TV e mais nada...

As crianças, aproveitando o embalo dos pais, proclamam e antevêem as horas que poderão ficar na frente do computador ou da TV, além de, igualmente, nada terem para fazer: não ler, não nada!

Quero lembrar, como educadora, que as férias escolares são férias das tarefas acadêmicas e da rotina diária. Entendo que quando se entra de férias, geralmente, se anseia por descanso, mas sabemos que há várias formas muito produtivas de descansar e aliviar o estresse. Aliás, muitas pessoas se cansam das férias se não tiverem atividades para preencher o tempo.

Por que não aproveitar esse tempo para aprender?

Como seres aprendizes, temos a necessidade de empreender esforços para desenvolver aprendizagens, e qunado afirmo isso não quero dizer que a aprendizagem não possa e não deva ser prazerosa, contudo ela é sempre intencional e consciente.

Aprendemos o tempo todo e pais que são educadores podem aproveitar esse período para provocar aprendizagens interessantes e importantes para o desenvolvimento de seus filhos. É fundamental que as pessoas se desliguem da idéia de que só se aprende na escola e com professores, e que férias é tempo de não fazer nada e ainda mais, que aprender é sempre desgastante.

Férias é tempo de aprender coisas novas e diferentes.

O convívio mais próximo com familiares descompromissados da rotina escolar, proporciona outras aprendizagens de natureza diferentes das acadêmicas, porém, igualmente importantes para a construção de uma pessoa equilibrada e instrumentalizada para viver e conviver em sociedade.

O fato de não ter compromissos com a escola, possibilita que a crinça ou o jovem possa ocupar seu tempo assumindo outras tarefas, tais como: aprender a cozinhar, dar banho no cachorro, fazer compras no mercado, lavar o carro.

Quantos jovens viajam e não sabem dizer o nome da cidade ou nem que região do país estiveram?! Quantas crianças estão em lugares fantásticos, acompanhadas de pessoas muito interessantes e acabam não se benecifiando com essas oportunidades? Sei de crianças que ficam na praia, chateadas por não poderem ver seu programa de TV favorito. Sei de jovens que ficam emburrados por não terem seus computadores próximos ou que não acham graça em ficar a beira mar. Gostos à parte, havemos de concordar que crianças e jovens adoram explorar novos ambientes, fazer novos amigos, brincar com coisas diferentes. Muitas vezes eles não conseguem se desprogramar.

Se sua criança não está conseguindo se soltar, ajude-a. Se o seu jovem não está conseguindo se desligar da "galera" dele ajude-o. É assim que aprendemos a Ser. Somos em parceria com nossos companheiros. Essa é uma forma de ampliar o universo relacional e o repertório pessoal deles, além de ser uma aprendizagem preciosa: APRENDER A CONVIVER.
Necessitamos estar atentos a esses aspectos nesse período.
SOMOS RESPONSÁVEIS, TAMBÉM, PELO BEM QUE DEIXAMOS